segunda-feira, 9 de março de 2009

Para Google, fuso horário salvou orkut

A vice-presidente do Google, Maryssa Mayer, atribuiu ao fuso-horário o fato da rede social orkut decolar no Brasil e na Índia e fracassar em outros mercados.

Primeira engenheira mulher do Google e uma das vinte primeiras funcionárias contratadas pela empresa, Mayer falou ao programa de entrevistas de Charlie Rose sobre o futuro das buscas na web e produtos em desenvolvimento pelo Google.

O entrevistador Rose é conhecido por ouvir personalidades famosas do Vale do Silício e, na mesma semana em que conversou com Mayer, também entrevistou o CEO do Google, Eric Schmidt.

Maryssa Mayer explicou que o orkut estreou antes de existir uma estratégia definida para ele. Assim, quando houve uma adesão em massa à rede social, ela simplesmente não suportou o acesso concentrado e passou a exibir grande lentidão e, eventualmente, ficar fora do ar.
Este problema prejudicou gravemente a imagem do orkut em mercados como os Estados Unidos e Europa, o que não teria acontecido nos dois mercados onde a rede do Google é líder, Brasil e Índia.


Nestes locais, o acesso ao orkut acontecia em momentos em que os servidores não estavam tão sobrecarregados, o que permitiu à rede social prosperar. “Mas hoje temos um programa de escalabilidade excelente e podemos crescer em todos os mercados sem comprometer a qualidade do acesso ao orkut”, disse.

Maryssa descreveu com certo exotismo a liderança do Google no Brasil e na Índia, apresentando os brasileiros e indianos como usuários que conhecem mais sobre o orkut do que sobre o Google.

Fonte: INFO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário